Teologia da Adoração ( 3 )
TEOLOGIA DA ADORAÇÃO (3)
Quais são os princípios que orientam o relacionamento íntimo entre o adorador e Deus?
Qual a manifestação dessa devoção no âmbito pessoal e comunitário (música e arte )tendo como base o Antigo e o Novo Testamentos?
- Precisamos definir adoração e sua evolução na Palavra de Deus do Velho ao Novo Testamentos
- Investigar as principais mudanças da teologia da adoração na passagem do Antigo para o Novo Testamento
- Qual o papel da teologia na adoração comunitária bem como na direção de música e artes no processual do louvor de uma igreja local?
- Capacitar o aluno a aplicar a visão bíblica da adoração no relacionamento pessoal em sua vida diária
INTRODUÇÃO
Comumente a adoração cristã se identifica com certas atividades religiosas públicas como ir ao templo,cantar hinos,orar,escutar sermões etc...
A atividade particular é parte da adoração?
Adoração é uma reunião cristã?
Adoração é uma ocasião em que fazemos algo?
Adoração é uma relação com Deus,em que Ele atua em nossa direção e nós na direção d'Ele,num contexto de comunhão ou no laço mútuo com diversas pessoas...
CONTEXTO
Precisamos ter em mente os princípios bíblicos que indicam como Deus quer ser adorado.
Com isso podemos saber o que faz parte ou não da adoração.
O uso dos facilitadores como a oração,a música,as artes,procedimentos devocionais,tradições,programas de culto e celebração
1. O CONCEITO BÍBLICO DE ADORAÇÃO
Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo reivindicam um tronco comum.
Todos assumem uma adoração monoteísta — o culto ao Deus único de Abraão.
No entanto, a adoração cristã difere da judaica e muçulmana por ser não apenas monoteísta, mas também trinitária (os cristãos adoram ao Deus único que subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) e, por conseguinte, cristocêntrica (os cristãos adoram a Cristo como Deus).
Considerando estas particularidades, o que é adoração cristã?
"Adoração” equivale a “admiração”, mas este conceito é muito amplo e não necessariamente
cristão — uma pessoa pode “adorar” outra no sentido de gostar muito dela.
"Adoração é a atividade baseada nas excelências inexauríveis do Deus eterno, e às necessidades
infindáveis da humanidade mortal. É o relacionamento entre Deus e os homens, uma contínua relação de auto-revelação e reação correspondente. É a atividade normal — o relacionamento normal — da vida cristã e é expressa em conversa com Deus, a doação completa do ser a Deus e a transformação do adorador à semelhança de Deus, em toda a sua pessoa: Corpo, mente, emoções e vontade" Donald Hustad
Adoração e culto são sinônimos.
Sendo assim, adoração é o culto que prestamos a Deus em resposta à sua revelação, especialmente seus atos de criação, redenção e juízo (Êx 34.5-8;Is 6.1-8; Mt 2.9-11; Rm 1.18-21; Ap 4.1-11).
Estes dois aspectos — revelação e resposta, “são necessários à verdadeira adoração.
Martinho Lutero afirmava que :
‘Conhecer a Deus é adorá-lo’.Insistia também em que a adoração não é algo extra e opcional para a pessoa piedosa, mas, sim,um sintoma ou expressão essencial desse conhecimento”
" A adoração não é algo extra e opcional para a pessoa piedosa, mas, sim,
um sintoma ou expressão essencial desse conhecimento”
Hermiten Costa :
"O culto cristão é a expressão da alma que conhece a Deus e que deseja dialogar com o seu Criador,mesmo que este diálogo, por alguns instantes, consista num monólogo edificante no qual Deus nos fale por meio da Palavra"
2. A ADORAÇÃO BÍBLICA É SEM DIVISÃO E SEM CONFUSÃO
Tudo é adoração na vida do cristão.
Como Hustad afirma : Adoramos sem divisão ( sem cortar a vida em pedaços )
O cristão não essa dicotomia de vida religiosa e vida secular,tudo deve ser consagrado para a glória de Deus ( 1 Coríntios 10:31 )
Adoramos a Deus oferecendo a Ele cada pensamento,cada sentimento,cada ato da vida comum,sem negligenciar a prática cotidiana do bem. ( (Sl 19.14; 104.23-35;Fp 4.8-9; Cl 3.23-24; Hb 13.16; Tg 1.26-27; 1Jo 3.16-18).
Adoramos a Deus na cultura,utilizando linguagem,gestos,padrões musicais influenciados pelo contexto. ( Isso quer dizer que as igrejas podem apresentar diferenças na adoração devido singularidades culturais )

Adoração é oferecida numa cultura concreta
Vivemos num âmbito do reino ( Mateus 6:9-10,33 ).
O domínio do Senhor deve ser demonstrado em todas as áreas da vida ( 1Cr 29.12; Sl 97.1; Ef 4.28 ).
Adoração é estilo de vida,é vida integral que abrange discipulado e comprometimento com Cristo.
Nossa existência como um todo é um culto.
Adoramos a Deus sem confusão,distinguindo a vida cristã como culto do culto público.
deus nos chama a vida sóbria ( Provérbios 1:1-7 ) ou seja,devemos proceder de maneiras diferentes em situações diferentes.
( Podemos celebrar a Deus com roupa de banho,óculos escuros e chinelos,debaixo de um guarda sol.)
( Podemos celebrar em outro lugar,com outra postura e outro vestuário conforme Eclesiastes 3:1 )
Isso não é tradicionalismo,mas "bom senso"
O culto cristão e o governo da igreja exigem da "luza da natureza" e "prudência cristã" ou seja : Bom senso iluminada pela Bíblia.
Há coisas que precisam ser revistas nos cultos pois indicam falta de bom senso.O cristão inteligente sabe que nem tudo convém no culto público.
Diferenciar a vida cristã como culto do culto publico equivale a organizar a vida nos termos de Deus . Os cristãos da Bíblia participavam de ajuntamentos solenes litúrgicos.
O culto no santuário exigia posturas diferentes ( Eclesiastes 5:1)
Quais são os princípios que orientam o relacionamento íntimo entre o adorador e Deus?
Qual a manifestação dessa devoção no âmbito pessoal e comunitário (música e arte )tendo como base o Antigo e o Novo Testamentos?
- Precisamos definir adoração e sua evolução na Palavra de Deus do Velho ao Novo Testamentos
- Investigar as principais mudanças da teologia da adoração na passagem do Antigo para o Novo Testamento
- Qual o papel da teologia na adoração comunitária bem como na direção de música e artes no processual do louvor de uma igreja local?
- Capacitar o aluno a aplicar a visão bíblica da adoração no relacionamento pessoal em sua vida diária
INTRODUÇÃO
Comumente a adoração cristã se identifica com certas atividades religiosas públicas como ir ao templo,cantar hinos,orar,escutar sermões etc...
A atividade particular é parte da adoração?
Adoração é uma reunião cristã?
Adoração é uma ocasião em que fazemos algo?
Adoração é uma relação com Deus,em que Ele atua em nossa direção e nós na direção d'Ele,num contexto de comunhão ou no laço mútuo com diversas pessoas...
CONTEXTO
Precisamos ter em mente os princípios bíblicos que indicam como Deus quer ser adorado.
Com isso podemos saber o que faz parte ou não da adoração.
O uso dos facilitadores como a oração,a música,as artes,procedimentos devocionais,tradições,programas de culto e celebração
1. O CONCEITO BÍBLICO DE ADORAÇÃO
Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo reivindicam um tronco comum.
Todos assumem uma adoração monoteísta — o culto ao Deus único de Abraão.
No entanto, a adoração cristã difere da judaica e muçulmana por ser não apenas monoteísta, mas também trinitária (os cristãos adoram ao Deus único que subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) e, por conseguinte, cristocêntrica (os cristãos adoram a Cristo como Deus).
Considerando estas particularidades, o que é adoração cristã?
"Adoração” equivale a “admiração”, mas este conceito é muito amplo e não necessariamente
cristão — uma pessoa pode “adorar” outra no sentido de gostar muito dela.
"Adoração é a atividade baseada nas excelências inexauríveis do Deus eterno, e às necessidades
infindáveis da humanidade mortal. É o relacionamento entre Deus e os homens, uma contínua relação de auto-revelação e reação correspondente. É a atividade normal — o relacionamento normal — da vida cristã e é expressa em conversa com Deus, a doação completa do ser a Deus e a transformação do adorador à semelhança de Deus, em toda a sua pessoa: Corpo, mente, emoções e vontade" Donald Hustad
Adoração e culto são sinônimos.
Sendo assim, adoração é o culto que prestamos a Deus em resposta à sua revelação, especialmente seus atos de criação, redenção e juízo (Êx 34.5-8;Is 6.1-8; Mt 2.9-11; Rm 1.18-21; Ap 4.1-11).
Estes dois aspectos — revelação e resposta, “são necessários à verdadeira adoração.
Martinho Lutero afirmava que :
‘Conhecer a Deus é adorá-lo’.Insistia também em que a adoração não é algo extra e opcional para a pessoa piedosa, mas, sim,um sintoma ou expressão essencial desse conhecimento”
" A adoração não é algo extra e opcional para a pessoa piedosa, mas, sim,
um sintoma ou expressão essencial desse conhecimento”
Hermiten Costa :
"O culto cristão é a expressão da alma que conhece a Deus e que deseja dialogar com o seu Criador,mesmo que este diálogo, por alguns instantes, consista num monólogo edificante no qual Deus nos fale por meio da Palavra"
2. A ADORAÇÃO BÍBLICA É SEM DIVISÃO E SEM CONFUSÃO
Tudo é adoração na vida do cristão.
Como Hustad afirma : Adoramos sem divisão ( sem cortar a vida em pedaços )
O cristão não essa dicotomia de vida religiosa e vida secular,tudo deve ser consagrado para a glória de Deus ( 1 Coríntios 10:31 )
Adoramos a Deus oferecendo a Ele cada pensamento,cada sentimento,cada ato da vida comum,sem negligenciar a prática cotidiana do bem. ( (Sl 19.14; 104.23-35;Fp 4.8-9; Cl 3.23-24; Hb 13.16; Tg 1.26-27; 1Jo 3.16-18).
Adoramos a Deus na cultura,utilizando linguagem,gestos,padrões musicais influenciados pelo contexto. ( Isso quer dizer que as igrejas podem apresentar diferenças na adoração devido singularidades culturais )
Adoração é oferecida numa cultura concreta
Vivemos num âmbito do reino ( Mateus 6:9-10,33 ).
O domínio do Senhor deve ser demonstrado em todas as áreas da vida ( 1Cr 29.12; Sl 97.1; Ef 4.28 ).
Adoração é estilo de vida,é vida integral que abrange discipulado e comprometimento com Cristo.
Nossa existência como um todo é um culto.
Adoramos a Deus sem confusão,distinguindo a vida cristã como culto do culto público.
deus nos chama a vida sóbria ( Provérbios 1:1-7 ) ou seja,devemos proceder de maneiras diferentes em situações diferentes.
( Podemos celebrar a Deus com roupa de banho,óculos escuros e chinelos,debaixo de um guarda sol.)
( Podemos celebrar em outro lugar,com outra postura e outro vestuário conforme Eclesiastes 3:1 )
Isso não é tradicionalismo,mas "bom senso"
O culto cristão e o governo da igreja exigem da "luza da natureza" e "prudência cristã" ou seja : Bom senso iluminada pela Bíblia.
Há coisas que precisam ser revistas nos cultos pois indicam falta de bom senso.O cristão inteligente sabe que nem tudo convém no culto público.
Diferenciar a vida cristã como culto do culto publico equivale a organizar a vida nos termos de Deus . Os cristãos da Bíblia participavam de ajuntamentos solenes litúrgicos.
O culto no santuário exigia posturas diferentes ( Eclesiastes 5:1)
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